27 de agosto de 2010

Desfile de bronzeados no fórum Vizela

É já no próximo sábado que terá lugar a primeira parte do desfile de bronzeados com que em Vizela se costuma assinalar a rentrée.

Procedentes de várias partes do globo com particular incidência no Algarve e nas Antilhas, as tisnadas peles vão desfilar entre as esplanadas, calculando-se que o animado espectáculo visual tenha o seu apogeu por volta das 22:30 horas.

Paralelamente assistir-se-á à exibição de alguns penteados exóticos assim como de coloridos adereços, sobretudo t-shirts publicitárias, provenientes desses afamados paraísos turísticos.

A assessora de imprensa da CMV e escritora SG, embora de férias, encontra-se neste momento imersa em profunda meditação tentando descobrir a melhor forma de enquadramento do show para a sua divulgação no próximo Boletim Municipal.

Agora quero ler o resto!

23 de agosto de 2010

Tragédia da Lage pode ter sido causada pelos fumos

O caso do octogenário que atingiu a nora com dois tiros de caçadeira pode estar relacionado com a inalação de fumos provenientes de uma estamparia, que labora nesse mesmo local.

Segundo fontes da PJ, o desvario que atacou o sogro da Rosalina ( a única personagem que tem direito a reconhecimento, na notícia do RV) pode ter uma causa de todo inesperada.

A polícia, através de exames efectuados pelo seu departamento técnico, tipo CSI, ao suposto autor dos disparos, observou uma alta concentração de uma toxina nas reservas de gordura do indivíduo, indetectável numa simples análise sanguínea, e que pode explicar as perturbações nervosas e o comportamento violento. Tal como na síndrome aerotóxica que resulta da inalação de um organofosforado (OP), sabe-se que a exposição crónica aos OP pode alterar a personalidade e o carácter, afectar os relacionamentos e o humor, e devastar a vida.

O assunto dos fumos da Lage, já discutido em várias reuniões de Câmara, revela agora uma premência de resolução que levou já o presidente DC a deslocar-se, este fim-de-semana a casa do proprietário da estamparia, que se encontra de férias na Póvoa de Varzim.

Não são conhecidos ainda os resultados da iniciativa, até porque o autarca viajou com a família e aproveitou o tempo restante para realizar um check-up completo na Clipóvoa: “pois eu, como morador da Lage, estive exposto aos mesmos fumos e já não me bastavam as consequências políticas, agora ainda tenho que me preocupar com os efeitos neurológicos que isso me pode trazer…”- lamentou-se o edil.

Agora quero ler o resto!

19 de agosto de 2010

Manuel Campelos apanhado

Confundindo-o com o actor francês Michel Picolli, um paparazzi fotografou Manuel Campelos à saída do Continente de Guimarães empurrando um carrinho atulhado de compras. As fotos foram aproveitadas e publicadas por um conhecido tablóide e daqui nasceu a polémica. Porque recorde-se, MC é um dos rostos da recente campanha de promoção do comércio local vizelense apoiada pela CMV e ACIV, sob o slogan: “Eu Compro no Comércio Tradicional de Vizela… E Você?”.

Quando confrontado com a evidência o ex-líder do MRCV (ou será que é o líder do ex-MRCV ou talvez, o ex-líder do ex-MRCV ??), ou melhor, o venerável ancião afirmou, em conferência de imprensa que se tratava “de um acto teatral, uma autentica mesencéne” e de seguida pediu a colaboração “quer da rádio, quer da televisão, quer dos senhores jornalistas dos órgãos da comunicação social dos jornais aqui presentes que sejam intérpretes junto da opinião publica do país” do que considerou ser, “sem dúvida nenhuma a montagem duma organização já organizada” [sic]

Confira aqui essa entrevista (aos 3:30 se não tiver sentido de humor ou paciência para ver o resto):

Agora quero ler o resto!

18 de agosto de 2010

Padre Machado e Arménio Costa fazem as pazes

Temendo que os incêndios que têm deflagrado nas imediações da sua residência se devam a castigo divino, Arménio Costa foi visto a entrar na igreja e ao deparar-se com o sacerdote rojou-se-lhe aos pés implorando perdão pelas blasfémias proferidas.

Este resistindo à tentação de lhe enfiar dois biqueiros na mona “que era o que ele merecia!”, pronunciou “Vade retro!” e passou adiante.

No entanto confirmaram-nos que após profunda reflexão e de se ter aconselhado com o seu guia espiritual, o mártir S. Sebastião, o sacerdote voltou atrás e, não se sabe se em troca de contrapartidas, concedeu a absolvição ao paroquiano.

Há quem diga que foi simplesmente para desimpedir a passagem, já que o arrependido estava prostrado a meio da porta principal e impedia a circulação dos fiéis que chegavam para a missa vespertina. O que é certo é que o Sr. Palato assistiu à missa e até comungou, depois de escutar com humildade a severa homilia do padre que aterrorizou os ouvintes com as penas terríficas que aguardam os que promovem os pecados da gula e da luxúria entre os homens.

E a partir daí um clima de paz e concórdia reina na freguesia. Aleluia!

Agora quero ler o resto!

17 de agosto de 2010

Ciclo de seminários para debater o futuro do FCV

Com o sentido de oportunidade que lhe é característico, a RV anunciou para daqui a algum tempo, a organização de um ciclo de seminários destinado a debater uma questão que, de há meses a esta parte, tem vindo a preencher a agenda dos nossos políticos.

Tem como tema: “Será o FCV ingovernável?”, a apresentação e moderação estarão a cargo, como é habitual, de Zélia Fernandes, e o programa (ainda provisório) está assim definido:

• Vereador Alberto Machado:
“Os clubes subsídio-dependentes – uma proposta de solução.”

• Presidente do FCV, João Poleri:
“Por uma verdadeira política de formação desportiva: os clubes-satélite”

• Vereador Miguel Lopes:
“Quem não deve não teme! ...mas é bem mais fácil estar deste lado”

• Paula Lima:
“Mas porque é que não falam do FCTagilde? Deixai-me chegar à presidência e logo ides ver o preço dos bilhetes!”

• Prof. Carlos Faria:
“ Falai, falai, que o CCD ainda vai conseguir o sintético mais cedo do que eu pensava”

Por gostarem de mandar os seus bitaites, estão ainda inscritos como participantes os seguintes IPs: 188.80.244.146, 188.81.186.89, 188.83.139.153, 188.81.238.254, 188.80.189.160, 188.83.133.4, 188.81.186.89, 188.83.142.234, 188.83.136.138, 188.83.157.253, 188.83.151.79, 188.83.158.28 (sócio nº 979), 89.214.22.185 (Sócio 980), 188.83.144.246, 188.83.153.38, 188.81.184.29, 95.69.53.235, 89.152.59.140, 89.214.118.233, mas ignora-se, até ao momento, se irão dar a cara ou limitarem-se a emitir comentários no site da Rádio.

Agora quero ler o resto!

16 de agosto de 2010

Festas da Cidade com saldo positivo. Pudera!

“As minhas contas estão saldadas. Agora venham outros.” – Foi com esta frase enigmática que o emocionado presidente da Comissão de Festas, no final do Cortejo, concluiu o balanço daquelas que considerou as melhores festas de sempre em Vizela.
No entender de JAB a opção de privilegiar os artistas locais resultou num sucesso. “Se fosse hoje nem o David Fonseca vinha. Púnhamos o Toninho Machado que tão boa conta deu no espectáculo dos «4 men»  e ainda saía mais barato.”

Quanto ao resto, o Cortejo teve a imponência habitual e o fogo foi uma maravilha: “há muito tempo que, em Vizela, não se via tanta gente de boca aberta a olhar para o céu.”

Quanto à mudança de localização dos vendedores ambulantes, o presidente desvalorizou a questão: “Os pretos tanto montam as barracas num sítio como noutro e eu já estava farto das queixas do pessoal da avenida.”

“Francamente acho que foi com saldo positivo que concluímos a nossa missão. Embora com muito esforço, muita dedicação e todas aquelas coisas que é costume dizer numa altura destas.
Quanto ao futuro das festas, acho que é tempo de dar lugar a outros. Até porque as minhas contas já estão saldadas.” – rematou.

Agora quero ler o resto!

14 de agosto de 2010

Operação da GNR anima noite das festas

Numa destas noites, fosse para quebrar a rotina ou para animar o ambiente, porque no programa das festas desse dia constava o habitual e repetido concerto da SFV, uma boa parte dos efectivos do posto de Vizela da GNR, irrompeu arrojadamente pela Rua 5 de Outubro (este é o local onde os vendedores ambulantes, este ano, foram autorizados a montar as tendas) para uma espectacular actuação que deixou animados e agradecidos os turistas que percorriam a zona, uma das mais concorridas da cidade neste período de festas.

Desta operação, que durou cerca de 1 hora, resultou a detenção de um cidadão africano que, depois de algemado, foi conduzido ao posto, distante cerca de 200 metros do local, numa viatura das forças policiais. Vários outros agentes armados e transportados num jeep serviram de escolta e compuseram o cortejo.

Julgou-se pelo aparato da cena tratar-se da captura de algum cabecilha do crime internacional ou de qualquer operacional da Alqaeda aprontando-se, talvez, para dinamitar o palco do Multiusos e malograr as nossas esplendorosas festas.
Afinal, e felizmente, tudo não passou de um equívoco. O detido era um simples e modesto vendedor de DVD piratas. E, segundo consta, foi denunciado pela concorrência por vender os seus artigos abaixo do preço de custo, o que constitui uma clara violação das leis do mercado. E mesmo que neste caso se trate de mercado negro ou algo do género, a “guarda não podia deixar passar em claro uma infracção dessas”.

Como os outros vendedores continuaram tranquilamente o negócio, presume-se que todos eles cumpram os requisitos legais, e os produtos que transaccionam, embora contrafeitos (como é o caso dos óculos, relógios, perfumes, carteiras, calçado, etc., etc.) se encontrem em boas condições de comercialização e devidamente licenciados.

Agora quero ler o resto!

12 de agosto de 2010

Explicações do treinador do FCV

Rui Dias, após 3 vitórias consecutivas, quebra o sigilo e revelou-nos as razões porque a sua equipa quis abandonar o campo mais cedo no encontro com o Joane.

Numa conversa informal, o treinador do FCV revelou, afinal, os motivos porque tentou acabar o dito jogo quando ainda faltava cerca de um quarto de hora para o final. “ Não teve a ver com problemas disciplinares, nem com desagrado para com o árbitro. Unicamente, nessa fase de preparação, e lembro-lhe que tínhamos apenas 6 dias de treino, considerámos que a nossa equipa ainda não estava preparada para jogar os 90 minutos completos”. “E como reconhecemos que não tínhamos capacidade para dar a volta ao resultado, achámos melhor desistir, e guardar forças para os jogos seguintes”- referiu ainda o jovem técnico.

Embora a atitude não tenha caído bem junto de alguns adeptos vizelenses, acabou por revelar ser a melhor estratégia, conforme os resultados seguintes atestaram.

O futebol é mesmo assim - às vezes até os treinadores têm razão…

Agora quero ler o resto!

11 de agosto de 2010

Síndrome da queda súbita ataca em Vizela

Pelo menos 2 vizelenses foram vítimas do que as autoridades sanitárias temem ser uma nova estirpe de vírus, a recém-descoberta síndrome da queda súbita.

Prevendo os efeitos calamitosos que o vírus possa vir a causar, técnicos da DGS encontram-se já no terreno à procura de causas e explicações para a epidemia que, refira-se, causou nesta cidade mais vítimas que o H1N1 e a gripe das aves.

Uma das hipóteses aventadas, pouco científica mas com o seu quê de pertinência, é a seguinte: dado tratar-se de conhecidos e ferrenhos benfiquistas suspeita-se que os acidentes possam estar relacionados com o tombo que a equipa sofreu no primeiro embate a sério da época.

Enquanto não chegam a uma conclusão e como não há tratamento conhecido, as autoridades fazem um apelo a adeptos e simpatizantes do glorioso para que durante este mês de Agosto tomem as devidas precauções evitando todas as actividades que envolvam um risco maior que escutarem as tácticas e as análises do Manel cabeçudo ao balcão da tômbola montada na praça.

O Sr. António dos Santos de Jesus, que encontramos placidamente sentado num banco do jardim à conversa com outros reformados, informou-nos que já em 58 se assistiu a um fenómeno parecido. Só que nessa época as preocupações com a saúde pública eram poucas (ainda não havia o consultório médico da TVI) e o caso foi encerrado como se de andaço se tratasse.

Agora quero ler o resto!

9 de agosto de 2010

Moradores do Fórum sentem-se discriminados.

Numa reclamação enviada à Comissão de Festas, um grupo de moradores do Fórum Vizela, diz não entender a razão pela qual as Festas se continuam a realizar noutros espaços menos nobres da cidade: “Depois do esforço que foi feito ao longo dos últimos anos para se mudar a centralidade desta terra, aniquilando o comércio e os serviços de outras zonas, não percebemos porque não é permitida a instalação dos carrosséis ou das barracas dos africanos nas imediações ou na própria Praça do Município” refere a missiva.
E continua: “ É vergonhoso que não se aproveitem as magníficas condições que o Fórum oferece para que aí se realizem as manifestações artísticas e culturais que as Festas de Cidade proporcionam. Até porque, e como finalmente a conclusão da sede do município está para breve, a própria edilidade poderia comprovar, no conforto dos gabinetes, o regozijo e a euforia popular sem ter necessidade de se misturar com a populaça”.

O Presidente da Comissão de Festas entregou o caso ao Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel que, por sua vez, o reenviou para a CMV. Esta, de acordo com um funcionário com contrato a termo que não quer ser identificado, considera o tema, e citamos, “delicado, pelas responsabilidades que implica” mas prometeu tomar conta do assunto e discuti-lo em reunião de Câmara “mal o PDM seja aprovado”, e voltamos a citar.

Agora quero ler o resto!

5 de agosto de 2010

Exposição de burros e cavalos em Tagilde sem a presença de celebridades

Nos próximos dias 6 e 7 de Agosto realiza-se em Tagilde a exposição de cavalos e de burros, um dos ex-libris da freguesia, a par do Tratado Anglo-Luso e do preço dos serviços de reprografia.

E, mais uma vez, nenhuma alta individualidade se fará representar. Apesar, de, segundo um membro da Comissão Organizadora, os convites terem seguido a tempo e horas e não terem esquecido ninguém, foram todos, sem excepção, polidamente declinados.

O membro da CO mostra-se resignado mas compreende os motivos da ausência. E lança um alerta:” se têm medo que os confundam com os animais, desiludam-se.”

Agora quero ler o resto!

GNR celebra 5 de Agosto

Temos informações que o Comando Territorial da GNR decretou para esta Quarta-feira, tolerância zero e recrutou todos os agentes disponíveis para uma denominada “Operação Desforra”, em vigor entre as 0 e as 24 horas do dia 5 de Agosto, em todo o concelho de Vizela.

Não nos foi possível confirmar junto do Comandante do Posto a veracidade desta informação, mas um agente à civil garantiu-nos que a operação está montada e os agentes têm ordens expressas para serem “absolutamente inflexíveis” em relação a toda e qualquer prevaricação.

O que, numa cidade onde normalmente parece que as regras de trânsito (e as outras) não são para cumprir, mais a mais, numa época de festas em que os atropelos se multiplicam, prevê-se uma fartote de multas e outras autuações.

Ainda segundo o mesmo agente, “esta é uma data que nos ficou marcada e cada um celebra da maneira que mais lhe convém”.

Agora quero ler o resto!

3 de agosto de 2010

Sandra Guimarães lança novo livro

A consagrada escritora, e assessora de imprensa da CMV, Sandra G., prepara-se para dar à estampa nova obra. Nas palavras da autora, trata-se de uma biografia romanceada que conta a história de um bancário, que através de persistência e afinco acaba por alcançar os mais altos cargos públicos.

Embora se trate de uma obra de ficção, na qual qualquer semelhança com a realidade não passe de mera coincidência, como se lê no prefácio, a escritora confessa que a ideia lhe foi sugerida e que o tema se baseia em “histórias que ouviu aqui e ali, em factos reais e surreais que fazem parte do folclore local, e em pessoas que fazem parte do nosso quotidiano”.

Esclarece ainda que se trata de uma acto de reconhecimento e de um preito de gratidão a alguém que não pretende, de momento, nomear.

O único entrave à publicação prende-se com a selecção do título, já que o pretendido pela autora, “7 cus”, não foi aprovado pela editora, devido à sua eventual conotação pejorativa.


Agora quero ler o resto!

2 de agosto de 2010

Beatificação do Chefe Zeca em marcha.

A comissão promotora da beatificação do chefe Zeca acaba de conseguir um novo aliado, que se pode vir a revelar decisivo para o sucesso da beatificação do primeiro santo vizelense.

Com efeito, o Padre Mário Rui, colocado há largos anos no Vaticano, propôs-se interceder junto da Congregação para as Causas dos Santos, tornando-se, inclusive, instrutor do processo de beatificação de José Oliveira Júnior, mais conhecido por Chefe Zeca.

O sacerdote já encetou diligências no sentido de acelerar o complexo trâmite que, lembremos, se inicia pelo reconhecimento de estatuto de venerável, através da declaração das virtudes heróicas. Esta etapa, segundo nos disse, não constituirá problema para alguém reconhecidamente devotado às causas do escutismo e dos dadores benévolos de sangue.

Seguir-se-á a constatação canónica dos milagres, faltando provar que o feito que lhe é atribuído, o de ter conseguido que a filha fizesse parte do Gap da anterior edilidade vizelense, se reveste de aura de prodígio.

O PS de Vizela, um dos promotores originais da iniciativa, demarcou-se entretanto da mesma. Uma fonte ligada ao secretariado confidenciou-nos, em segredo, o logro em que se iam metendo, justificando que o “que pensávamos ser santo não passa, afinal, de um pobre diabo. Basta atentarmos nas suas recentes declarações nocivas ao partido e ofensivas para o presidente da Câmara”.

Agora quero ler o resto!

1 de agosto de 2010

FCVizela já subiu.

Na sequência da sua política de regeneração do Clube, João Poleri promete, em pouco tempo, restituir o FCV ao convívio dos grandes.

Depois de resolver o problema dos salários em atraso aos atletas, funcionários, treinadores e colaboradores do clube, o presidente promete que o FCV irá jogar, no mínimo, na Liga Orangina, na próxima época.

Com efeito, o presidente garante ter informações seguras, através das suas relações de amizade com presidentes de clubes da 1.ª Liga, que o Conselho de Justiça da FPF, a fim de evitar o pagamento de uma avultada indemnização ao FCV que, pela sua exorbitância, conduziria a FPF a uma situação de falência técnica, planeia reintegrar o clube nas competições profissionais, o mais depressa possível.

Informou que, assim sendo, pretende, de imediato, dispensar os jogadores mais caros do plantel, assegurando em troca a cedência de mais meia dúzia oriundos de clubes dos regionais e da equipa júnior do Braga, porque, quaisquer que sejam os resultados desportivos desta época, a subida está garantida.

E quanto mais poupar, mais depressa o PP pode voltar, para cometer as loucuras do costume.

Agora quero ler o resto!

CAT em Vizela

Depois do insucesso da campanha para expulsar os drogados das imediações da CGD, já que estes trocando as voltas à GNR apenas alteraram os horários de aquisição da mercadoria, a CMV planeia adquirir o prédio abandonado, situado em frente à referida agência, para nele instalar um Centro de Atendimento a Toxicodependentes. Este incluirá a criação de ‘Salas de Injecção Assistida’, conhecidas como ‘salas de chuto’ – onde os toxicodependentes podem injectar-se em segurança e com apoio de pessoal médico.

Esta iniciativa, pelo investimento envolvido, fará atrasar em cerca de um ano a conclusão do edifício sede do Município, além do cancelamento dos recentemente aprovados subsídios às colectividades, como nos referiu DC.

Mas o autarca acrescenta que, esta medida de salvaguarda da saúde pública e de redução de riscos, inserida, além do mais, no Plano Nacional contra a Droga e as Toxicodependências, vale bem a pena.

Os vizinhos apoiam a ideia, embora os proprietários dos cafés da zona prevejam uma quebra nas  vendas de cigarros avulsos e falta de trocos.

Agora quero ler o resto!

Actuação de David Fonseca em dúvida

Em carta enviada à Comissão de Festas, David Fonseca manifestou-se preocupado com a sua própria segurança caso decida cantar o tema “superstars”, durante o concerto integrado nas festas da cidade. “Após ter tomado conhecimento da bárbara agressão ocorrida anos atrás contra um cidadão por assobiar na rua, sinto-me obrigado a manifestar o meu receio de que ao interpretar o refrão da minha canção preferida, venha a pôr em risco a minha integridade física.” Refere-se, se bem se lembram, ao célebre caso da martelada com que um vizinho brindou o conhecido Daniel Gaio, dizendo: vai assobiar ao car****!.

O Presidente da Comissão de Festas respondeu e sossegou o cantor, referindo que, exceptuando a  insignificante agressão ao espalhafatoso Vítor Pontes, transmitida em directo pela SportTV, não há notícia de que algum forasteiro tenha sido maltratado em Vizela, pelo contrário, até os vigaristas como o “doutor Mané” são bem acolhidos; e mais, que durante as Festas é tal o banzé que não será um simples assobio que irá dar azo a complicações.
No entanto e se a tal se vir obrigado pelas circunstâncias, JAB declarou que está disposto a dispensar o “Patalata” das suas funções na pastelaria, para que este se ocupe da segurança pessoal do cantor.

Aguarda-se o desenvolvimento do assunto.
Agora quero ler o resto!