31 de dezembro de 2011

Missa de Réquiem nas celebrações do 73.º aniversário do FCVizela


“Considerando que após a venda da sede nem sítio temos para hastear a bandeira, considerando o estado actual do clube, que não dá nem para fazer cantar um cego, considerando que estamos farto das promessas de apoio que não resultam em nada, os membros da CA do FCV convidam todos os associados, simpatizantes e público em geral a associarem-se à celebração de missa de réquiem pelo clube que terá lugar no próximo dia 1 de Janeiro, pelas 18:30 horas na Igreja de S. Miguel.
Esta será a forma mais apropriada, entendemos nós, para dar início às celebrações do 73.º aniversário do Clube”.
Foi com este breve comunicado lido aos microfones de uma estação de rádio, que o dr. Eduardo Guimarães anunciou a passagem de mais um aniversário do clube. E simultaneamente o desencanto que o leva a pensar  bater com a porta.

Mas o ainda o líder da CA acrescentou que nesse dia, ou noutro a combinar, se manterá a tradicional romagem aos cemitérios para prestar homenagem aos sócios falecidos. 

Até porque, como as portas deste mundo teimam em fecharem-se-lhe na cara, talvez não lhe reste outra alternativa senão procurar no Além a solução para o impasse a que o clube chegou. 
Porque enquanto espera e desespera que a Câmara liberte as verbas em falta, o presidente vê os cofres esvaziarem-se mas em compensação vê a caixa postal encher-se com sms e ameaças dos credores que o fazem perder a compostura e a habitual paciência.

Entretanto, e enquanto não se descobre uma solução, os funcionários, aflitos, não sabem se devem juntar-se aos das Termas nas manifestações ou aguardar pacientemente a chegada de mais um D. Sebastião. E alguns vão procurando saídas. Um deles, sei-o de fonte certa, já solicitou a transferência para a casa dos dragões de Vizela. Mas, pelo que consegui apurar, a acontecer, esta mudança não será tão pacífica como a da equipa de atletismo, porque a sede dos dragões não possui de momento qualquer gabinete livre onde o cobrador se possa instalar e aí treinar para as próximas olimpíadas de dominó. 

Acrescente-se que também a RV se associa à efeméride, da qual promete fazer a cobertura integral e directa. Para além disso, tem programado para o sábado seguinte um Especial Informação super-especial onde se procederá à autópsia do defunto. Ou seja, um painel de comentadores encartados analisará as causas e os motivos que levaram a tão funesto desenlace… para chegar às conclusões que são de todos conhecidas.
Agora, digo eu, convém que os últimos presidentes (e restantes dirigentes) esqueçam por uma vez as divergências, dêem as mãos, e compareçam em peso na missa para entoarem em coro o “requiem aeternam dona eis”.

P.S. - Este texto foi escrito antes da AG em que se discutiu o futuro directivo do “vizelinha”. Espero que se tenha encontrado uma solução. Para bem de todos. Em especial dos repórteres desportivos locais que de outro modo andarão como baratas tontas sem saber como ocupar o tempo aos fins-de-semana. Além de perderem os passeios à Madeira a que já estavam acostumados. 

Agora quero ler o resto!

24 de dezembro de 2011

Natal


Como é Natal e nas palavras de um grande poeta “ ...é dia de ser bom. / É dia de passar a mão pelo rosto das crianças, / de falar e de ouvir com mavioso tom, / de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças. / É dia de pensar nos outros - coitadinhos - nos que padecem, / de lhes darmos coragem para poderem continuar a aceitar a sua miséria, / de perdoar aos nossos inimigos, mesmo aos que não merecem, / de meditar sobre a nossa existência, tão efémera e tão séria. / Comove tanta fraternidade universal…”,
 abro uma trégua para desejar a todos a paz, a abundância e a felicidade possíveis.

Segunda-feira volto a ser mázinha outra vez. Que bom!!!!
Agora quero ler o resto!

21 de dezembro de 2011

O pio do canário


Quando tudo indicava que a única preocupação, até final do ano, se resumiria a escolher entre o voto de louvor ou o saco de alpista para distinguir o mais recente campeão nacional vizelense ( o canário Classe E-262 – Gloster Corona Amarelo Nevado (com malha verde inferior a 25%), pertença do sr. Luís Silva, presidente do Clube Ornitológico de Vizela (COVIZ), eis que um novo e bicudo desafio se depara à nossa douta e municipal administração.


Um grupo de cidadãos mancomunados, impulsionados (presumo) por um comentário no site da RV (em 15/12/2011 19:23:59 | IP do Utilizador: 188.83.184.243, OS VIZELENSES GOSTARIAM QUE A RÁDIO VIZELA TRANSMITISSE AS ASSEMBLEIAS MUNICÍPAIS EM DIRECTO. DEIXO AQUI ESTA PROPOSTA???) decidiu organizar uma petição pública apelando “às instituições autárquicas de Vizela a aprovação da transmissão em directo pela Rádio Vizela das sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia Municipal.” Que se encontra no site http://www.peticaopublica.com/. Ao lado de outras tão louváveis e salutares como: “Contra o fecho da carreira 18E dos eléctricos”,”Pela Salvaguarda das Ondas do Paul do Mar contra a "Ligação Marginal entre o Cemitério e o Cais do Paul do Mar", “Viabilizar a “praça da Alameda” para o uso do skate”, “Contra a alimentação dos pombos na via pública”, “Queremos que o concerto dos LMFAO em vez de ser no Coliseu dos Recreios seja num local com mais lotação de pessoas”... Em democracia, o povo é quem mais ordena. Em teoria, claro, e nas letras das canções

Eu, Clarinha, não assinei. E passo a justificar: não é que aprove as cortinas de silêncio, temo é que a referida transmissão se torne um espectáculo ainda mais monótono que os relatos dos jogos do Vizela. Aliás, há uns tempos, pensei mesmo organizar uma petição ou uma queixa dirigida à DGE contra o excesso de decoro nas reuniões da assembleia Municipal, o que tem retirado brilho e entusiasmo às sessões. Habituada, desde a implantação do concelho, à linguagem terra a terra e aos apartes brejeiros do doutor Chico, é com verdadeira mágoa que venho assistindo ao declínio de um espectáculo outrora tão animado. As sessões tornaram-se cinzentas e desconsoladas e o que se assiste nos plenários da AM é verdadeiramente confrangedor: muito se-faz-favor, muito senhor-doutor, muito salamaleque, muita vaselina… Ora como eu deve haver mais gente que já sente saudades do estilo caceteiro e das caralhadas do anterior presidente.

Entretanto, sabe-se que, até ao momento, cerca de 100 pessoas assinaram a petição, incluindo vários membros dos partidos da oposição. Da maioria rosa é que não se vê nem sinal. Neste caso, o chefe é quem mais ordena. E como o dito cujo ainda não tomou qualquer posição, pública ou oficial, sobre o tema, ninguém avança e todos fazem por ignorar o assunto. Todos? Talvez nem todos. Consta para aí, que mesmo entre as hostes socialistas há um acérrimo defensor da iniciativa: nem mais nem menos que o próprio líder da bancada parlamentar. Não é que se mostre sensível aos argumentos dos subscritores nem porque acredite nestas “exigências populistas e demagógicas”. Nutre, porém, um doutoral anseio de ouvir a sua voz maviosa de barítono eclodir em cascatas de retórica nos transístores, por esse país adentro. 

Entrementes “a petição será entregue ao Dr. João Cocharra, Presidente da Assembleia na manhã de 27 de Dezembro”, para tentar que o assunto seja discutido na reunião do dia seguinte, e “com resultados positivos”. Mas então, pergunto eu, se têm tanta urgência porque não a entregam logo e directamente a quem vai decidir?

Agora quero ler o resto!

Vizela é fixe - já tem Ecocentro


Depois de ter proclamado oficialmente o fim da crise no nosso concelho (o qual aliás se tem sabido “implantar como um local de referência, mercê do trabalho, projectos credíveis, esforço e dedicação”), aparentemente devido à descoberta da receita mágica que consistiu em transformar o boletim municipal e a agenda cultural numa sandes mista, DC na apresentação do orçamento municipal para 2012 não fez a coisa por menos e prometeu uma obra por freguesia. Ignora-se se estaria já a contar com a reforma da administração local cuja aplicação em Vizela se resumiria a 2 ou 3 obras no máximo, mas a verdade é que os resultados já começaram a aparecer.

E a freguesia de Infias foi a feliz contemplada com a primeira pedra, perdão, com a primeira realização. Também, não se sabe ao certo se devido às abstenções do seu presidente de junta nas votações da assembleia- como insinua um blogue malévolo, ou porque as obras se irão desenrolar de norte para sul seguindo um critério geográfico paralelo e semelhante à via alternativa à EN 106.

Seja lá porque motivo for, a verdade é que o Ecocentro aí está. E que, a partir de agora, como consta da apresentação no portal da CMV, passa a servir “as cerca de 50 mil pessoas de Vizela e de parte da população de Guimarães”. Que, acrescenta o Presidente, dele “devem usar e abusar”para aí depositarem “os resíduos verdes plásticos, papel e cartão, metal, vidro, madeira, pilhas e acumuladores, monstros, resíduos de construção e demolição, lâmpadas fluorescentes e resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos”.

Isto é, Infias vê-se de um momento para o outro conhecida e convertida em lixeira municipal.

E das obras reclamadas, o alargamento do cemitério e a construção do novo campo de futebol, nem sinal - transferidas, mais uma vez, para as calendas gregas. O presidente da junta, coitado, conforma-se e pelo seu lado trata de proceder à limpeza de valetas e ao melhoramento dos sistemas de águas pluviais, enquanto aguarda um provimento de materiais e de boa vontade por parte da Câmara Municipal para as obras de maior empreitada. Sempre fustigado pelas críticas da oposição que tem na voz de uma simpática septuagenária a sua expressão mais ferina.

Quem não há maneira de se conformar é a presidente da CCRRB. Que um dia destes, no final de mais um jogo em terra estranha, confessou que se as coisas continuarem assim ainda acaba por pendurar as chuteiras. Desabafo captado pelo repórter marinho, um declarado apreciador dos dotes da presidenta, que na tentativa de a demover e ainda com o microfone aberto, exclamou para todo o vasto auditório:” Não faça isso, Zezinha. Com este areão todo, já viu o estado em que vão ficar os seus lindos pezinhos…”

Agora quero ler o resto!