5 de janeiro de 2012

Epílogo



Hoje, ponho um ponto final no Letras&Tretas. Para gáudio de alguns, sossego de outros e talvez saudades de uns quantos…. É tempo. Não me quero ver como uma velha presumida debitando opiniões a metro sobre assuntos de todo o género - tipo professor Marcelo. E também, porque num meio pequeno como é Vizela, por muitas voltas que demos, todas as histórias acabam inevitavelmente por girar à roda dos mesmos personagens. E de tanto lhes malhar, corre-se o risco de que, aos olhos da opinião pública, eles se transfigurem em vítimas, ou, pior ainda, em mártires. Não quero assumir essa responsabilidade - alguns não merecem tamanha indulgência. Até porque quero manter-me fora das questiúnculas políticas que por aí pululam.
E pronto… para ser perfeito como nos filmes até coloquei música de fundo.
Os créditos são todos meus.



Agora quero ler o resto!

3 de janeiro de 2012

100

Por mais que se queira não se consegue fugir às efemérides. O Letras&Tretas publica hoje o centésimo post. De forma a assinalar o acontecimento, decidi prestar homenagem a duas grandes mulheres que (embora pelo estilo não pareça) me serviram de guia e de inspiração nesta aventura.
Aqui fica:

CATARINA EUFÉMIA

O primeiro tema da reflexão grega é a justiça
E eu penso nesse instante em que ficaste exposta
Estavas grávida porém não recuaste
Porque a tua lição é esta: fazer frente 
Pois não deste homem por ti
E não ficaste em casa a cozinhar intrigas
Segundo o antiquíssimo método oblíquo das mulheres
Nem usaste de manobra ou de calúnia
E não serviste apenas para chorar os mortos
Tinha chegado o tempo
Em que era preciso que alguém não recuasse
E a terra bebeu um sangue duas vezes puro
Porque eras a mulher e não somente a fêmea
Eras a inocência frontal que não recua
Antígona poisou a sua mão sobre o teu ombro no instante em que morreste
E a busca da justiça continua


Sophia de Mello Breyner Anderson



Agora quero ler o resto!

2 de janeiro de 2012

Previsões para 2012 - A bola de cristal da Clarinha


Ano do dragão no calendário chinês
Planeta regente: Lua

Porque o céu estava nublado no momento do parto, como que anunciando a chuva de aumentos que aí vêem, e o satélite regente do ano não se conseguia avistar, eu devo avisar que as previsões que se seguem têm um índice de fiabilidade (IF) de cerca de 40%. Mesmo assim bem acima do IF das promessas eleitorais, que no caso da câmara se ficou pelos 25% e no do governo desce até aos 14.
Portanto não se assustem. Até porque o futuro depende muito da nossa vontade e da força de querer mudar as coisas. Salvo, é claro, as medidas da troika que são uma inevitabilidade como as secas, os furacões e os terramotos.
Perdoem a desordem com que apresento as profecias, mas a bola é redonda e eu não passo de uma aprendiza.

• O ano de 2012 trará maus augúrios para alguns presidentes de junta que verão as suas hipóteses de reeleição drasticamente reduzidas.

• Em Junho, um aparatoso acidente nas imediações do Fórum obrigará a tomar medidas que impedirão a circulação automóvel nessa zona. Toda a área ficará reservada para o trânsito de peões e de animais que aí poderão fazer à vontade as suas necessidades.

• O rio Vizela continuará poluído mas a praia fluvial abrirá oficialmente num dia radioso de Junho. O bar de apoio conhecerá um grande impulso, especialmente na venda de gelados, refrigerantes, e de sprays repelentes de insectos, aos banhistas.

• A Coligação continuará activa, quer através das célebres conferências de imprensa convocadas para criticar a gestão camarária, quer na página do facebook onde louvarão sem reservas mentais ou morais as políticas de empobrecimento do país decretadas pelo governo.

• Embora os astros não sejam categóricos, prevejo que ainda não será este ano que estará terminado o edifício da câmara.

• Em Abril, o FCVizela encontrará finalmente a estabilidade e uma solução directiva após 7 AG inconclusivas, depois da promessa de câmara liquidar de imediato as verbas em falta referentes a 2011 e de compensar o clube com um adiantamento sobre o valor do Contrato referente ao quinquénio 2012-2017, no valor de meio milhão.

• O Ecocentro ver-se-á obrigado a encerrar por falta de utilização. As pessoas habituadas a deixar os “monstros” à porta de casa ou a despejá-los nos montes não se darão ao trabalho de aí depositarem os trastes.

• Em Agosto, Dulce Felix dar-nos-á uma das poucas alegrias desportivas do ano, trazendo para casa a medalha de ouro da maratona olímpica. (Isto é mais um desejo, mas lá que era bonito…)

• Em Junho, uma ilustre figura vizelense será condecorada pelo PR. Não revelo o nome para não estragar a surpresa.

• Em Março, numa mega operação, a GNR procederá à apreensão de uma quantidade de droga nas imediações da CGD e à detenção de 8 indivíduos, todos reincidentes neste tipo de delito. Em consequência disto, e em jeito de recompensa, a rotunda existente no local será baptizada com o nome do comandante do posto.

• Durante o ano encerrarão 7 confecções, 3 supermercados, 5 cafés e 13 lojas de pronto-a-vestir, lançando no desemprego mais algumas centenas de pessoas. Em compensação abrirão 23 lojas de chineses que não darão trabalho a ninguém.

• Há ainda a possibilidade de ocorrer uma grande catástrofe. Tanto pode ser a erupção do vulcão que dizem existir no S. Bento como o desmoronamento do edifício do castelo ou o cancelamento, por falta de camas, da European Cup de Minigolfe.

• Como não me atrevi a perscrutar para além 21 de Dezembro com medo que a profecia Maia bata certo e o mundo acabe de vez, fiquei sem saber se no Natal ainda haverá comércio em Vizela, se os irmãos Peixoto andarão na rua animando o pessoal à marretada nos bombos, ou se as iluminações serão mais exuberantes. ...Ou mesmo se haverá Natal.

• E as Termas, perguntam vocês, reabrirão? Isso também eu queria saber mas trata-se de um processo tão nebuloso que nem os astros conseguem penetrar.

E pronto… isto é só a brincar. Mas, com toda a certeza, iremos ter óptimos dias de sol, e todas as semanas haverá felizes contemplados com prémios no euromilhões, totoloto e raspadinhas. Portanto não desesperem, habilitem-se … e aproveitem o sol enquanto o gasparinho não se lembra de taxar a quantidade de raios ultravioletas, infravermelhos, neutrinos e afins que nos atingem todos os dias. 

Agora quero ler o resto!