16 de outubro de 2010

As homilias do Padre Machado

Depois do estrondoso sucesso obtido com a intervenção sobre o encerramento das Termas, o pároco de S. João prepara para a homilia do próximo Domingo uma dissertação acerca do Plano de Pormenor da Quinta do Poço Quente.

Escorado nas palavras de S. Paulo na 2.ª Epístola a Timóteo, uma das leituras desse dia, o 29.º Domingo do Tempo Comum,: “proclama a palavra, insiste a propósito e fora de propósito, argumenta, ameaça e exorta, com toda a paciência e doutrina”, o sacerdote tem já em agenda uma série de prédicas versando temas actuais e diversos como: o Orçamento de Estado, a expulsão dos ciganos de França, a influência céltica na música tradicional portuguesa, ou mais comummente, a destruição dos candeeiros no Parque e o envenenamento dos cães na vizinha freguesia de Infias.

Paralelamente o boletim paroquial oferecerá um destacável contendo informação sobre os assuntos abordados.

Em relação à onda de boatos que tem grassado na cidade visando atingir figuras locais, além das outras sanções previstas no código penal da Santa Igreja, o padre Machado já ameaçou expulsar da catequese os filhos daqueles que se dedicam a tão ignóbil tarefa.

Tentaremos na próxima semana obter reacções e depoimentos dos paroquianos, nomeadamente das “figuras públicas que têm trabalhado afincadamente pelo bem de Vizela” e de cujas vidas privadas tanto tem constado. E, pelos vistos, sem razão...

2 comentários:

  1. Excelente post: humor, ironia e (...). Roubei:)

    ResponderEliminar
  2. A inteligência valia-se no humor, parabéns.
    Talvez fiéis se aliem com infiéis e acreditem e lutem naquilo que já poucos acreditam ou lutam.

    ResponderEliminar