13 de julho de 2011

Rádio Vizela – A melhor rádio… do concelho



Depois de num estudo recente efectuado pelo Bareme – Rádio, do grupo Markest, ter sido classificada entre as 10 piores rádios do país, tendo-lhe sido atribuída a categoria LR (lixo radiofónico), livrando-se de ser considerada PS, isto é, Poluição Sonora, por uma unha negra, alguns dos seus eficientes profissionais, colaboradores ou lá como lhe queiram chamar, encheram-se de brios e decidiram responder à letra.

Primeiro, lançaram um inquérito no Facebook ao qual apenas responderam 8 pessoas e cujas conclusões não foram reveladas, a seguir, elaboraram eles próprios um estudo, do qual obrigatoriamente devo dar conhecimento aos meus leitores. 

O estudo consistiu numa sondagem efectuada nos dias e locais em que decorreram os espectáculos comemorativos dos 25 anos da estação. E o método revestiu-se de uma forma assaz curiosa. 

Eis as perguntas:
-Qual é em sua opinião a melhor rádio do concelho de Vizela? ("quem disser que é a RV ganha 1 fino na barraca da esquerda.")
- Quantas horas em média, ouve a RV por mês? ("quem disser que ouve mais horas ganha 1 cachorro na barraca da entrada")
- Onde costuma ouvir a RV?
- Qual o melhor programa da RV? ("o produtor ou locutor do programa mais votado paga cervejas a toda a gente")

No fim, depois de analisados os dados, os resultados demonstraram o seguinte:
- 75% dos espectadores consideraram a RV a melhor rádio do concelho. A barraca da esquerda esgotou 3 barris de cerveja.
- O ouvinte comum aguenta, em média, 2 horas de RV por mês, mas o vencedor revelou que ouvia mais de 1.000 horas, juntamente com a família. Como é evidente, a família Esteves ganhou por larga maioria - embora o cachorro não chegasse para todos… 
- É no local de trabalho que mais se ouve a RV. Há patrões que obrigam os trabalhadores a seguirem toda a programação, incluindo os spots, para saber quantas vezes ao longo do dia o nome da empresa é referido. Há quem diga que isto viola claramente as leis laborais. Aguarda-se a tomada de posição da Federação dos Sindicatos de Braga relativa ao assunto. 
- Finalmente, na questão do programa mais ouvido, houve empate técnico entre o Alegre Despertar, do Alexandre Pereira e o Recordar é Viver, do amigo Mindinho. Conclusão, ninguém quis pagar as cervejas.

Daqui se extrai, isto é, extraíram os promotores do estudo que a Rádio Vizela, além de ser, de longe, a melhor rádio do concelho também é a mais ouvida pelos vizelenses. Sobretudo por aqueles – digo eu - que têm aparelhos comprados nas lojas dos chineses, cujas antenas, de acordo com o folheto, “captam todas as frequências num raio de 5 km.” 

Sem comentários:

Enviar um comentário