31 de dezembro de 2011

Missa de Réquiem nas celebrações do 73.º aniversário do FCVizela


“Considerando que após a venda da sede nem sítio temos para hastear a bandeira, considerando o estado actual do clube, que não dá nem para fazer cantar um cego, considerando que estamos farto das promessas de apoio que não resultam em nada, os membros da CA do FCV convidam todos os associados, simpatizantes e público em geral a associarem-se à celebração de missa de réquiem pelo clube que terá lugar no próximo dia 1 de Janeiro, pelas 18:30 horas na Igreja de S. Miguel.
Esta será a forma mais apropriada, entendemos nós, para dar início às celebrações do 73.º aniversário do Clube”.
Foi com este breve comunicado lido aos microfones de uma estação de rádio, que o dr. Eduardo Guimarães anunciou a passagem de mais um aniversário do clube. E simultaneamente o desencanto que o leva a pensar  bater com a porta.

Mas o ainda o líder da CA acrescentou que nesse dia, ou noutro a combinar, se manterá a tradicional romagem aos cemitérios para prestar homenagem aos sócios falecidos. 

Até porque, como as portas deste mundo teimam em fecharem-se-lhe na cara, talvez não lhe reste outra alternativa senão procurar no Além a solução para o impasse a que o clube chegou. 
Porque enquanto espera e desespera que a Câmara liberte as verbas em falta, o presidente vê os cofres esvaziarem-se mas em compensação vê a caixa postal encher-se com sms e ameaças dos credores que o fazem perder a compostura e a habitual paciência.

Entretanto, e enquanto não se descobre uma solução, os funcionários, aflitos, não sabem se devem juntar-se aos das Termas nas manifestações ou aguardar pacientemente a chegada de mais um D. Sebastião. E alguns vão procurando saídas. Um deles, sei-o de fonte certa, já solicitou a transferência para a casa dos dragões de Vizela. Mas, pelo que consegui apurar, a acontecer, esta mudança não será tão pacífica como a da equipa de atletismo, porque a sede dos dragões não possui de momento qualquer gabinete livre onde o cobrador se possa instalar e aí treinar para as próximas olimpíadas de dominó. 

Acrescente-se que também a RV se associa à efeméride, da qual promete fazer a cobertura integral e directa. Para além disso, tem programado para o sábado seguinte um Especial Informação super-especial onde se procederá à autópsia do defunto. Ou seja, um painel de comentadores encartados analisará as causas e os motivos que levaram a tão funesto desenlace… para chegar às conclusões que são de todos conhecidas.
Agora, digo eu, convém que os últimos presidentes (e restantes dirigentes) esqueçam por uma vez as divergências, dêem as mãos, e compareçam em peso na missa para entoarem em coro o “requiem aeternam dona eis”.

P.S. - Este texto foi escrito antes da AG em que se discutiu o futuro directivo do “vizelinha”. Espero que se tenha encontrado uma solução. Para bem de todos. Em especial dos repórteres desportivos locais que de outro modo andarão como baratas tontas sem saber como ocupar o tempo aos fins-de-semana. Além de perderem os passeios à Madeira a que já estavam acostumados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário