24 de setembro de 2010

Quinta del Rei candidata a monumento kitsch nacional

O concelho de Vizela foi novamente referido e alvo de destaque na comunicação social – uma obra edificada na sua área geográfica figura entre os nomeados para o concurso promovido pela TVI em colaboração com o Correio da Manhã, destinado a eleger o monumento mais kitsch de Portugal.

Com efeito, a entrada da Quinta del Rei foi seleccionada para integrar os 5 finalistas dessas maravilhas arquitectónicas de Portugal. O proprietário confessou que “não sei muito bem o que é isso dos kits (sic), mas é uma honra ver esta minha obra nomeada. Valeu a pena todo o dinheiro gasto na pedra.”

Do júri que seleccionou as 5 peças arquitectónicas obtivemos o seguinte depoimentos: “Se bem que seja difícil em Portugal distinguir 5 obras kitsch, tal a profusão de pirosice que impera pelo país, após meses e meses de trabalho árduo, em que observamos e analisamos centenas de milhar de obras, conseguimos destacar 5 que representam o típico mau gosto português.”

E completando a explicação: “Eliminamos de uma penada todas as construções anteriores a 1980, especialmente as casas de emigrantes que aqui construíram, decalcando os modelos dos países onde trabalharam, com a exuberância de mosaicos, azulejos e telhados de variadas formas que as caracterizam. De seguida os conjuntos habitacionais desordenados cujo exemplo flagrante é a EN 1 entre o Porto e a Feira, ou se não quisermos ir tão longe, podemos apontar o lugar de Padim, na vossa cidade. Finalmente as obras assinadas por arquitectos afamados cujo valor e alcance histórico ainda estão por avaliar.”

Entretanto, conseguimos apurar que outro forte candidato a integrar o leque de finalistas foi o novo miradouro de S. Bento, que, embora pela localização denote um sentido estético duvidoso, mais parecendo a quem o vê da cidade uma rampa de lançamento de mísseis, acabou por ser rejeitado devido às suas linhas de construção demasiado simples.

Agora resta esperar pela votação final. Certo é, que com toda esta publicidade, a quinta já esgotou as reservas para a celebração de casamentos nos próximos 5 anos. Logo é natural que não venham a faltar, por esse país fora, fotos de noivos empoleirados nas ameias da torre ou de braço dado com a estátua de D. Sancho II.

Sem comentários:

Enviar um comentário