14 de maio de 2011

Robert de Niro vem filmar em Vizela

Depois de a TVI se ter revelado avessa a filmar em Vizela a próxima telenovela, o presidente da CMV efectuou, de imediato, contactos com o actor, realizador e produtor americano, Robert de Niro, com vista à rodagem de um filme na nossa terra. Destinado a promover e a divulgar as magníficas condições naturais e também as circunstanciais que não são de depreciar, a autarquia irá empenhar-se a fundo neste projecto. Não sabemos ainda se através de uma PPP ou se, exclusivamente, com fundos municipais.

Sabe-se que a proposta considera quatro hipóteses, sendo três delas baseadas em sequelas ou remakes de filmes de sucesso. Pessoalmente, até acho que denotam uma certa falta de imaginação, mas ei-las, tal e qual me contaram: aproveitar o terreno onde decorrem as demolições fabris “e também o castelo… se caísse era um bem que nos fazia!” para o cenário de um filme de guerra ou de ficção científica; usar o balneário termal, e a área envolvente para um policial que até se poderia chamar “O crime das termas”, ou então servir-se do hotel Sul-Americano e dos seus actuais ocupantes para um remake da película “Os pássaros”, de Hitchcok.

A quarta opção está ainda no segredo dos deuses. E, francamente, eu até receei que fosse uma súmula das outras três e daí resultasse uma salgalhada tipo alhos com bugalhos, tão do agrado do nosso povo ( e de que estes textos são um bom exemplo, mea culpa, mea culpa…). Mas, para meu descanso, afiançaram-me que se trata de um argumento original da autoria da assessora de propaganda da CMV, com o qual a conhecida escritora pretende candidatar-se ao Oscar. E com a chancela de qualidade a que nos habituou.

Por inerência do cargo e também por ser, ao que consta, o único membro da vereação socialista (e apenas estes têm o privilégio das viagens de representação) que fala minimamente as línguas inglesa e francesa, foi encarregada da missão a vereaDora Gaspar, doutora. A nossa embaixadora da cultura deslocar-se-á a Cannes onde decorre o festival de cinema e a cujo júri o famoso actor preside. A edil irá entregar em mão própria a proposta, estabelecerá contactos e manterá conversações com a celebridade, de quem, aliás, é fã incondicional.

Dada a proximidade geográfica entre as cidades, ainda se equacionou antecipar a tradicional viagem da comandita vizelense a Frontignan. Mas perante os protestos e a indisponibilidade do “Grupo das concertinas” para viajar numa data tão próxima “isto não é assim… temos os nossos compromissos", "Não somos funcionários públicos”, a edil decidiu viajar sozinha.

Ora, como para o próximo domingo está agendada a visita do patrão, perdão, de "José Sócrates, candidato do Partido Socialista nas eleições legislativas de 05 de Junho" (assim é que é), a vereaDora apenas viajará no fim-de-semana seguinte. 

Ainda assim, a tempo de assistir à sessão de encerramento do Festival e para a qual, graças aos préstimos e aos conhecimentos dos nossos gémeos de Frontignan, será convidada. 
Para este evento, e agora num registo ao estilo Nova Gente a que não consigo resistir, apurei que a vereaDora vestirá uma criação de Anabela Baldaque. Um “modelo simples mas elegante”, baseado no, que em tempos, a criadora tinha proposto para a farda dos funcionários municipais, e de cujo concurso nunca se chegou a saber os resultados. Refira-se que a peça, com as devidas, mas mínimas alterações para um acontecimento desta categoria, será uma oferta da estilista num gesto de reconhecimento à sua terra natal.

Quem aplaudiu, sem reservas, a ideia da fita foi o MCVV que prometeu desde logo todo o apoio logístico à produção da mesma. Inclusive, o proprietário de um bar da cidade já informou que é sua intenção escolher e disponibilizar entre as artistas de um outro estabelecimento de sua propriedade, meia dúzia de figurantes femininas para as cenas mais ousadas. 

Contactado telefonicamente, numa chamada para os States que me custou os olhos da cara, o realizador confirmou a abordagem, mas sobre as restantes questões apenas soltou um lacónico “We´ll see.”.
Brilhante! Nem o Stevie Wonder diria melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário