2 de agosto de 2010

Beatificação do Chefe Zeca em marcha.

A comissão promotora da beatificação do chefe Zeca acaba de conseguir um novo aliado, que se pode vir a revelar decisivo para o sucesso da beatificação do primeiro santo vizelense.

Com efeito, o Padre Mário Rui, colocado há largos anos no Vaticano, propôs-se interceder junto da Congregação para as Causas dos Santos, tornando-se, inclusive, instrutor do processo de beatificação de José Oliveira Júnior, mais conhecido por Chefe Zeca.

O sacerdote já encetou diligências no sentido de acelerar o complexo trâmite que, lembremos, se inicia pelo reconhecimento de estatuto de venerável, através da declaração das virtudes heróicas. Esta etapa, segundo nos disse, não constituirá problema para alguém reconhecidamente devotado às causas do escutismo e dos dadores benévolos de sangue.

Seguir-se-á a constatação canónica dos milagres, faltando provar que o feito que lhe é atribuído, o de ter conseguido que a filha fizesse parte do Gap da anterior edilidade vizelense, se reveste de aura de prodígio.

O PS de Vizela, um dos promotores originais da iniciativa, demarcou-se entretanto da mesma. Uma fonte ligada ao secretariado confidenciou-nos, em segredo, o logro em que se iam metendo, justificando que o “que pensávamos ser santo não passa, afinal, de um pobre diabo. Basta atentarmos nas suas recentes declarações nocivas ao partido e ofensivas para o presidente da Câmara”.

Sem comentários:

Enviar um comentário